11/03/2014

Mau comportamento...

... tem sido uma constante do Rúben estas últimas semanas na escolinha. E quando digo "últimas semana", devia dizer "últimos meses"... Todos os dias, quando o vamos buscar a conversa é a mesma:
"Portou-se mal!"
"Não faz nada do que lhe dizem! Ignora a Tânia (educadora) e goza com ela!"
"Bateu nos amiguinhos!"
"Foi uns minutos para a sala dos bebés, para pensar no que fez!"
E o resultado é sempre o mesmo: castigo/consequência - não há música no carro e não há bonecos!
Chegou ao ponto de quando dizem que ele se portou "mais-ou-menos", eu faço uma festa!

Como esta situação já se prolonga há bastante tempo, marquei uma reunião com a Tânia e fui falar com ela na 2ª feira de semana passada. estivemos a conversar e ela não sabe que mais há-de fazer. Acha (como eu também acho) que os castigos não estão a funcionar, que ele arranja sempre uma forma de se divertir quando está de castigo, que também não quer estar sempre a mandá-lo para a sala dos bebés e a pô-lo de castigo, porque é uma criança... Não chegamos a conclusão nenhuma e decidimos dar mais um tempo: pode ser que seja só uma fase.

Ontem, quando fui buscá-lo estava lá a auxiliar da sala dele. Disse-me:
"Mamã, não sei se foi do fim-de-semana ou da festinha de aniversário..." (e eu pensei "portou-se bem! Finalmente, portou-se bem!),
"... mas hoje ele esteve impossível!..." (lá se foi o meu sorriso!)
"... ignorou a Tânia, ria-se na cara dela, estava mesmo a gozar com ela! A Tânia ainda lhe deu algumas oportunidades, para ver se ele se portava melhor, mas acabou mesmo por ir para o berçário durante uns minutos, mas mesmo assim não funcionou..."

Fiquei super desiludida, foi como se me tivessem dado um murro no estômago! Ele tem-se portado tão bem em casa!
Fiquei também piurça!!!! Ficou de castigo, "castigo grande": não houve música no carro, em casa foi directo para a cozinha, ficou sentado à mesa sem nada para brincar a fazer-me companhia enquanto preparava o jantar. Chorou, chorou, chorou...
"Eu vou portar bem!"
"Rúben, a mãe gosta muito de ti, sempre! Estás de castigo porque te portaste novamente mal. Já andamos há semanas nisto. Não interessa dizeres que te vais portar bem, tens é que te portar mesmo bem: fazer o que a Tânia diz, não bater nos amiguinhos... só quando te portares bem é que voltas a ter o que queres..."
E foi isto a noite toda! Foi cansativo e de quebrar o coração...
Embora lhe tivesse falado com firmeza, não berrei (não sei como é que me consegui aguentar!) e tenciono (tencionamos... o Ricardo está de acordo!) manter esta consequência até ele melhorar...

3 comentários:

CB disse...

Medo...

felisbela freitas disse...

Amorzito, eu tb sei o quanto dói ter de dar um castigo a um filho/a. pelo que tenho presenciado, tanto tu como o Ricardo tendes sido firmes e sensatos nos "castigos" que aplicais. O Rúben tem esse temperamento de testar para além dos limites, é verdade, mas com a vossa persistência aliada à calma (possível) e ao muito carinho e brincadeiras que com ele(s) partilhais, tudo se resolverá. A seu tempo, naturalmente! Beijinhos cheios de ternura para os 4Rs. Vou pedir à virgem Maria, Mãe do bom Conselho, que nos ajude nesta dificuldade. Ficai tranquilos. Tende Fé.

FFreitas disse...

Tempo, firmeza e paciência, digo eu... que não sei nada...